terça-feira, 18 de novembro de 2014

Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?

Na semana seguinte, a leitura do livro já havia sido realizada por grande parte dos alunos. Dessa forma, fizemos uma nova leitura compartilhada e, após esse momento, socializamos nossas impressões acerca do livro e de sua proposta.

Nesse encontro, ao mesmo tempo em que desenvolvíamos o contato com a leitura, refletimos sobre a imposição de estereótipos e o famoso bullying ocasionado quando as pessoas fogem desses padrões. Uma das alunas citou, na ocasião, que jogava futebol e, mesmo assim, alguns colegas (de ambos os gêneros) desacreditavam de suas habilidades pelo simples fato de ser uma mulher praticando um esporte dito masculino. Questionar esses papéis pré-definidos para homens e mulheres, como fez a aluna, é repensar a sociedade de uma forma mais inclusiva e igualitária.


Sobre essa desigualdade, ainda falamos sobre o problema dos salários desiguais entre homens e mulheres. Vimos algumas campanhas que reivindicavam a equidade de remuneração e analisamos a charge abaixo para refletir sobre a dita jornada dupla de trabalho que demonstram que apesar de a mulher receber menos que homens em determinados empregos, ela continua, muitas vezes, trabalhando mais, por ter de cumprir, ainda, com as atividades domésticas, assumindo para si uma carga que poderia ser compartilhada com o seu companheiro (no caso de mulheres casadas com homens). Ainda sobre a charge, observamos a relação entre a linguagem verbal e não verbal e verificamos que não só as propagandas utilizam desse artifício, mas outros gêneros textuais, assim como a charge.



Em um segundo momento, solicitei que os alunos iniciassem o momento de produção dos cartazes elaborando um texto argumentativo que expusesse seus posicionamentos a respeito da igualdade de gênero, levando em consideração tudo o que havíamos abordado em sala, tanto em relação à temática, quanto em relação aos conteúdos. Esses textos estariam presentes nos cartazes ao lado de suas fotografias.

Alunas e alunos produzindo na sala de vídeo.

Alunas e alunos produzindo na sala de vídeo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário