terça-feira, 18 de novembro de 2014

Estrutura da propaganda e Campanha publicitária

Essa foi uma aula teórica sobre a estrutura de uma propaganda e definição do que seria uma campanha publicitária. Observamos os seus elementos constituintes como slogan, marca, logomarca, texto argumentativo verbal e/ou não verbal, produto, serviço ou ideia a serem propagados e público-alvo. Esse momento foi fundamental para fixar e definir tudo o que havíamos observado nas aulas anteriores. É importante que a estrutura de um gênero textual seja apresentada após um processo de (re)conhecimento. Dessa forma, o aluno apreenderá com mais facilidade o conceito de cada elemento constitutivo do gênero por já ter entrado em contato com ele previamente. Assim, exibi em slides algumas propagandas sociais questionando aos alunos onde se encontrava cada elemento do gênero e o resultado foi satisfatório: sem hesitar, muitos apontavam e justificavam suas escolhas, demonstrando que estávamos no caminho certo.

Sobre a campanha publicitária, aprendemos que esta não acontece sem finalidades, mas necessita de objetivos bem definidos. Além disso, vimos que toda campanha caracteriza um conjunto de anúncios que obedecem a esses objetivos traçados previamente. Nesse momento, pensamos na campanha que faríamos mais à frente e definimos o público-alvo que seriam todos os contatos dos alunos em suas redes sociais. Escolhendo esse público, consequentemente, o veículo também foi definido: seriam cartazes digitais que circulariam pelas ondas da internet por compreendermos que esse espaço é bastante produtivo por ter alto poder de difusão e propagação.


Em um segundo momento, entreguei a um dos alunos o livro "Por que meninos têm pés grandes e meninas têm os pés pequenos?" e solicitei que, durante toda a semana, cada aluno lesse o livro, que contém apenas 23 páginas, e repassasse para um colega, até que, na semana seguinte, todos tivessem lido. 

Trata-se de um livro infantil, da autora Sandra Branco, que questiona os padrões masculinos e femininos, colocando em xeque os estereótipos de gênero. Apesar de ser direcionado a crianças, a obra é fascinante e sugere, de forma simples, maneiras de promover a igualdade, desde de cedo. Por esse motivo, é um livro recomendado para todas as idades, já que o desejo de um mundo mais justo atravessa todas as fases da vida.








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