segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Iniciando os trabalhos

Esse foi o primeiro passo para trabalharmos com a propaganda social e o tema Igualdade de Gênero nas aulas de português. Como se trata de uma turma de 8º ano e a propaganda ser um dos conteúdos selecionados para a disciplina de Língua Portuguesa, começamos por ela. Relembramos de algumas propagandas que circulavam nas mídias e, então, propus que os alunos fizessem uma primeira produção desse gênero para que fosse possível identificar as possíveis deficiências e condições de melhoramento de cada texto. Criei, na ocasião, uma situação de produção indicando alguns produtos a serem propagados e o público-alvo para cada um deles, além do veículo em que as propagandas circulariam. 

Assim, com os textos em mãos, pude observar a necessidade de desenvolver a linguagem argumentativa, em seus recursos verbal e não verbal, além de problemas com coesão e coerência textuais, bem como ortografia e, principalmente, o pouco domínio sobre o gênero em seus aspectos sociais e estruturais. 

Buscando, então, diluir essas dificuldades, refletindo, ao mesmo tempo, sobre o problema social da desigualdade entre os gêneros, elaborei uma breve Sequência Didática que contemplava os conteúdos necessários para o (re)conhecimento da propaganda (e, por extensão, a propaganda social) e trazia, para a sala de aula, discussões acerca dos motivos pelos quais homens e mulheres são tratados de forma desigual na sociedade. 

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